CineLetter

CineLetter

Share this post

CineLetter
CineLetter
🖼️O poder do enquadramento

🖼️O poder do enquadramento

Moldando a narrativa com imagens

Nanda Vieira
mai 05, 2023
∙ Pago

Share this post

CineLetter
CineLetter
🖼️O poder do enquadramento
Compartilhar

Olá! Se você, assim como eu, estava com saudades das Funções Técnicas, cá estamos de volta. Hoje vamos falar sobre enquadramentos e eles também influenciam muito nas histórias que os profissionais do Cinema querem contar. ✨❤️

O enquadramento é a escolha da área em que a câmera irá capturar a cena. É a maneira como os objetos, personagens e elementos serão posicionados na tela. Existem diferentes tipos que podem ser utilizados para transmitir diferentes sensações e emoções. É através dele que se pode contar uma história, definir o ritmo e o tom da cena, além de estabelecer uma conexão emocional com o espectador.

Além disso, um bom enquadramento deve ser capaz de transmitir a mensagem que o roteiro ou diretor deseja. Por exemplo, um close-up pode ser usado para enfatizar a expressão de um personagem, enquanto um plano aberto pode mostrar a magnitude de um ambiente ou situação. O enquadramento também se aproveita da posição dos personagens na tela para indicar sua relação e interação.

Outra questão importante é a relação entre enquadramento e movimento de câmera. Ele deve ser pensado de forma a permitir o deslocamento da câmera de forma fluída, sem perder a coerência visual.

Veremos a seguir quais são as diferenças narrativas em termos de enquadramento e como os Diretores de Fotografia o usam.

Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias

Assine CineLetter para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.

Já é um assinante pago? Entrar
© 2025 Nanda Vieira
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Compartilhar